Copa do Mundo 2022 nesta quarta-feira: veja jogos e horários do dia #4
Mais duas seleções campeãs mundiais estreiam nesta quarta: Espanha e Alemanha; dia também tem atual vice-campeã Croácia e Bélgica desfalcada de Lukaku
Por Redação do ge — Doha, Catar
22/11/2022 22h00 Atualizado há 55 minutos
Após o tropeço das arábias da Argentina e o passeio da França na Austrália, a Copa do Mundo do Catar terá a estreia de mais duas seleções campeãs nesta quarta-feira. Sempre no patamar de favoritas, Alemanha e Espanha, ambas do grupo E, enfrentam Japão e Costa Rica, respectivamente.
Entre os quatro jogos, destaque também para a Croácia, atual vice-campeã, que teve o craque da última edição, Luka Modric. Os croatas enfrentam o Marrocos. E também tem a Bélgica, algoz do Brasil na Rússia, em 2018, que joga contra o Canadá sem seu centroavante Lukaku.
Veja também:
+ Tabela completa da Copa do Mundo
+ Simule os resultados de todos os jogos
Thomas Müller e o uniforme da Alemanha para a Copa do Mundo — Foto: REUTERS/Annegret Hilse
Veja abaixo os horários (de Brasília) dos jogos desta quarta-feira:
- 7h – Grupo F – Marrocos x Croácia: veja escalações e onde assistir
- 10h – Grupo E – Alemanha x Japão: veja escalações e onde assistir
- 13h – Grupo E – Espanha e Costa Rica: veja escalações e onde assistir
- 16h – Grupo F – Bélgica x Canadá: veja escalações e onde assistir
Para apagar o fracasso
Há quatro anos, na Rússia, a Alemanha teve um de seus maiores fracassos na história das Copas, ao cair pela primeira vez na fase de grupos. As derrotas para Coreia do Sul e México aparentemente não são um trauma, e a seleção entra tentando superar as desconfianças geradas no último amistoso, vitória suada por 1 a 0 sobre o fraco Omã.
Na delegação, há 11 remanescentes de 2018, entre eles os experientes goleiro Manuel Neuer e o atacante Thomas Muller. A estreia contra o Japão será sem o atacante Sané. Com lesão no joelho direito, ele foi poupado.
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.546.0_pt_br.html#goog_50521039Reproduzir vídeo
Reproduzir
00:00/01:26Silenciar somTela cheia
Grupo E: O que esperar de Alemanha, Costa Rica, Espanha e Japão na Copa do Mundo 2022
A participação, no entanto, vem acompanhada da falta de interesse do país na competição. Um dos motivos é relacionado às denúncias de violações dos direitos humanos do Catar. O fato de a Federação Alemã ter recuado no protesto da braçadeira da One Love também gerou insatisfação.
Do lado japonês, o discurso é de confiança e de não temer a tetracampeã. Os Samurais Azuis querem dar um passo além da melhor campanha de sua história: em três ocasiões eles chegaram às oitavas de final (2002, 2010 e 2018) e em outras três caíram na primeira fase (1998, 2006 e 2014).
Jovem Fúria em ação
Entre jogadores resfriados, o corte do lateral-esquerdo Gayà e gafe do técnico Luis Enrique, a Espanha teve uma fase final de preparação agitada antes de estrear na Copa do Mundo, contra a Costa Rica. Mas passado tudo isso, o time da Fúria inicia sua missão no Catar tentando mostrar que seus jovens talentos podem decidir.
Pedri, Ferran Torres e Ansu Fati são destaques da nova geração, que tem no volante Busquets e no lateral-esquerdo Jordi Alba o referencial de experiência. Busquets, inclusive, é o único remanescente do título conquistado em 2020, na África do Sul.
+ Espanha está a um gol do 100º em Copas; veja lista com maiores vítimas e artilheiros
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.546.0_pt_br.html#goog_50521041Reproduzir vídeo
Reproduzir
–:–/–:–Silenciar somTela cheia
Asensio e Gavi marcam golaços em treino da Espanha; veja
A Costa Rica joga no Catar com ambição de repetir o status de zebra de 2014, quando derrubou favoritos e chegou às quartas de final. A seleção costarriquenha tem remanescentes do time que foi assunto no Brasil – sendo os mais famosos deles o goleiro Keylor Navas e o meia-atacante Bryan Ruiz.
O time jogaria um amistoso antes de chegar no Catar. Mas uma confusão com o serviço de imigração do Irã fez a Costa Rica desistir da partida, o que comprometeu um pouco a preparação.
Keylor Navas durante treino da seleção da Costa Rica antes de estreia em Copa do Catar — Foto: Raul ARBOLEDA / AFP
Incógnita sobre Lukaku
A “Geração Belga”, como ficou conhecida a nata de talentos que jogou nas recentes Copas do Mundo, pode estar vivendo sua última grande chance de um título Mundial. A caminhada começa com um desfalque importante: o centroavante Lukaku, recuperando-se de lesão, não joga contra o Canadá e Marrocos.
No último amistoso, a imagem não foi positiva. O coração do time, Kevin De Bruyne, falhou na derrota por 2 a 1 para o Egito – seleção que não se classificou para a Copa. Mais do que isso, o time belga não atuou bem de uma forma geral e chegou ao Catar esbanjando seriedade.
Lukaku em embarque da Bélgica para o Kwait Copa Catar — Foto: Johanna Geron/Reuters
Responsável por eliminar o Brasil em 2018, a Bélgica tem, em tese, um Grupo F relativamente mais tranquilo. Caso consiga se encontrar em campo e tenha a volta de Lukaku contra a Croácia, pode crescer para entrar forte na parte decisiva da competição.
Já o Canadá está de volta às Copas após 36 anos, e estreia com expectativas baixas – a seleção é a quinta menos popular nas redes sociais entre todas do Mundial. Pelo menos, a favor do time canadense, houve a recuperação de lesão do atacante Alphonso Davies, do Bayern de Munique. Ele foi confirmado contra a Bélgica.
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.546.0_pt_br.html#goog_50521043Reproduzir vídeo
Reproduzir
–:–/–:–Silenciar somTela cheia
Técnico da seleção do Canadá ressalta volta à Copa do Mundo após 36 anos
Croácia tenta manter patamar
A seleção croata mostrou sua força na Rússia, em 2018, quando foi vice-campeã. E no Catar, apesar de não aparecer como uma das favoritas, vem de bons resultados recentes: líder do grupo nas Eliminatórias e classificada pra fase decisiva da Liga das Nações em um grupo que tinha França e Dinamarca.
O time tem no setor de meio de campo seu maior trunfo. Lukas Modric, do Real Madrid, melhor jogador da Copa da Rússia, e Mateo Kovacic, do Chelsea, são os pilares que impulsionam o time croata. O clima, inclusive, é bom na delegação.
+ Modric imita CR7 e brinca ao dizer que se aposentará se for campeão do mundo
Modric e Kovacic em treino da Croácia durante a Copa do Mundo do Catar — Foto: OZAN KOSE / AFP
No Marrocos, a incógnita fica sobre como o time irá atuar. Depois de voar nas eliminatórias sob comando do bósnio Vahid Halilhodzic, o treinador brigou com o melhor jogador do país, o atacante Hakim Ziyech, do Chelsea. Resultado: troca de comando técnico.
+ Marrocos convoca Zaroury após lesão de Amine Harit e recusa de Brahim Díaz
O novo comandante, Walid Regragui, manteve-se invicto em três amistosos antes da Copa, contra Chile, Pagaruai e Georgia. Resta saber agora como será contra os rivais mais fortes no Catar.
Ativar som
Ativar som
Grupo F: O que esperar de Bélgica, Canadá, Croácia e Marrocos na Copa do Mundo 2022